Páginas

sábado, 14 de julho de 2012

Código Limpo de Robert C. Martin

Para quem deseja ser um desenvolvedor que preza acima de tudo pela qualidade do código que esta criando, a leitura do livro de Robert C. Martin é quase que uma leitura obrigatória. Abaixo está um texto que tirei da orelha do livro, CÓDIGO LIMPO é a minha #dicadelivro.


"Há duas vertentes para se obter habilidade profissional: conhecimento e trabalho. Você deve adquirir o conhecimento dos princípios, padrões, praticas e heurísticas que um profissional habilidoso sabe, e também esmiuçar esse conhecimento com seus dedos , olhos e corpo por meio do trabalho árduo e da prática.

Posso lhe ensinar a mecânica para se andar de bicicleta. Na verdade, a matemática clássica é relativamente direta. Gravidade, atrito, momento angular, centro de massa e assim por diante, podem ser demonstrados com menos de uma pagina cheia de equações. Dada essas formulas, eu poderia provar pra você que é prático andar de bicicleta e lhe dar todo o conhecimento necessário para que você. E mesmo assim você cairá na primeira vez que tentar.

Programar não é diferente. Poderíamos pôr no papel todos os princípios necessários para um código limpo e, então, confiar que você fará as tarefas (isto é, deixar você cair quando subir na bicicleta), mas que tipo de professor e estudante isso faria de nós?

Aprender a criar códigos limpos é uma tarefa árdua e requer mais do que o simples conhecimento dos princípios e padrões. Você deve usar a camisa; praticar sozinho e ver que cometeu erros; assistir a outros praticarem e errarem; vê-los tropeçar e refazer seus passos; vê-los agonizar para tomar uma decisão e o preço que pagarão pro as terem tomado da maneira errada.

Esteja preparado para trabalhar duro enquanto lê esse livro. Esse não é um livro fácil e simples que você pode ler num avião e terminar antes de aterrissar. Este livro lhe fará trabalhar, e trabalhar duro. Que tipo de trabalho você fará? Você deverá descobrir o que está correto e errado nos códigos. Você terá de seguir o raciocínio conforme dividirmos módulos e os unirmos novamente. Isso levará tempo e esforço, mas achamos que valerá a pena".

Eu também acho que essa leitura vale muito a pena, e não é a toa que é a minha primeira indicação, boa leitura a todos e até o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário